Quando os arquétipos são utilizados na decoração, eles ajudam a atrair e manifestar seus desejos. Sua casa é um local sagrado, de descanso, de segurança, e nela as energias são recarregadas e absorvidas. Percebeu? Casas carregam grandes energias! E os objetos e decorações com os quais você decide adornar seu lar refletem não apenas sua personalidade, mas também seus desejos. Os símbolos que você decide utilizar na sua casa influenciam sua saúde, seu psicológico e sua energia.
Já reparou que certos ambientes e arquétipos passam energias negativas? Podemos citar os arquétipos da aranha, escorpião, sapo, morcego; que trazem avareza, falta de autoconhecimento, desconfiança, ciúmes, medo, autossabotagem, etc. Do mesmo modo, determinados elementos avigoram a energia do local, trazem boas sensações e dão ar de prosperidade ao ambiente. Quando convivemos com esses símbolos, ficamos cada vez mais conectados com a energia desses arquétipos, e quando bem posicionados, com bons significados e nos recintos apropriados da sua casa, podem fazer toda a diferença.
Gostaria de saber como elevar o ambiente da sua casa e atrair as melhores energias para dentro do seu lar? Ok, então vem dar uma olhada nesse top 6 que separamos especialmente para você. E se você ainda não sabe direito o que são arquétipos, continue a leitura, vamos te dar a base de tudo que você precisa saber!
TOP 6 arquétipos para seu lar
Os arquétipos permitem fazer uso conscientemente de símbolos inconscientes, de maneira a trazer benefícios para sua vida, alterando a vibração e a energia do seu ambiente. Agora que você já conhece os arquétipos fundamentais, vamos te dar algumas dicas de arquétipos mais específicos, para você decorar seu lar de acordo com as transformações que você gostaria de aplicar!
Trigo: responsável por atrair prosperidade, alegria e riqueza. Sua coloração dourada remete ao ouro, o que lhe garantiu o apelido de “ouro do campo”, e suas plantações quilométricas trazem consigo o senso de abundância
Cavalo: muito sociável e amigável, indicado para a sala e ambientes de conversação. O cavalo também é sábio para lidar com obstáculos, consegue superar situações difíceis e desafios, traz crescimento e superação.
Sol: pode ser retratado em pinturas, mandalas e outros objetos dentro da sua casa, ele é um arquétipo de alegria, autoconfiança e prosperidade, além disso, o sol está muito ligado a ideia de sucesso, se você está procurando pelo seu brilho esse arquétipo pode iluminar seu caminho!
Árvore: arquétipo de prosperidade e união, funciona bem em casas de famílias. Traz a ideia de crescimento e frutos, é ótimo para manifestar objetivos materiais e concluir projetos, uma vez que remete a produtividade, independência e assertividade.
Rosas: arquétipo que carrega a energia feminina, esse arquétipo abre a energia para receber bençãos do universo. Traz doçura e paciência. Quando a rosa for vermelha, é mais ideal para o quarto do casal, pois é um arquétipo voltado para sensualidade, afetividade e está ligado ao chakra cardíaco.
Bambu: Representa prosperidade, sorte, longevidade e saúde, praticamente o pacote completo! Para atrair riqueza e abundância, é recomendado posicionar um arquétipo de bambu em seu escritório.
Jung e os arquétipos
Uma breve introdução para você que não sabe exatamente o que são os chamados arquétipos. Trata-se de símbolos, que trazem consigo significados atribuídos a eles pelas vivências humanas, podendo mudar de acordo com a experiência de cada um. São também chamadas de “imagens afetivas” e influenciam o jeito que percebemos outras pessoas, bem como o modo como os outros nos percebem.
Ao se conectar com a energia de um arquétipo, o mesmo pode ser utilizado em diversos ambientes, a fim de trazer mais dessa mesma energia para dentro da sua casa. O estudioso Carl Jung, psiquiatra fundador da psicologia analítica, reparou que determinadas figuras carregam valores, como, por exemplo, o leão, associado à ideia de algo forte, valente e bonito. Para Jung, os arquétipos carregam valor do inconsciente coletivo, formada através dos anos, se tornando uma espécie de herança psicológica da sociedade, portanto, a maioria das pessoas consegue identificar símbolos e arquétipos; eles podem ser objetos, animais, cores, mitos, pessoas, etc.
Jung então criou o conceito dos 12 arquétipos, que remetem as características mais básicas dos seres humanos, são eles:
- Mago: Ligado mais a questões espirituais e universais do que ao lado lógico das coisas, busca por conhecimento, é intuitivo e deseja causar uma mudança no mundo.
- Explorador: Sempre em busca de liberdade e aventura. Busca conhecer o mundo e ter novas experiências. Tem medo de cair na rotina, no óbvio e se conformar com a vida.
- Bobo: Costuma encarar a vida com bom humor e leveza, uma pessoa alegre, e transmite esse mesmo sentimento aos outros em seu entorno. Costuma ser bom com piadas e causar o riso. Também é chamado de comediante ou tolo.
- Criador: Geralmente são artistas e inventores, pessoas inovadoras, que buscam resoluções para os problemas do mundo. Imaginativo e perfeccionista, pode acabar preso no medo e na procrastinação, por temer o medíocre
- Homem comum: Uma figura de conformidade com o meio, não está interessado em se destacar e se mostra com uma boa dose de realismo. É uma pessoa agradável em sua comunidade e gosta de ser prestativo.
- Rebelde: Não se interessa por regras ou padrões, como o nome bem diz, o rebelde que ser diferente, se esquivar das normas, causar questionamentos e mudanças necessárias no mundo, contudo, essa pessoa tem tendência à autodestruição.
- Amante: Uma pessoa que preza pelas relações de todos os tipos. Tende a agradar todos ao seu redor, se mostra também uma pessoa de sensibilidade aguçada.
- Inocente: Positivo, esperançoso e sonhador, pode ser também ingênuo às vezes. Preza pela felicidade geral e tende a evitar conflitos ao máximo, o que pode levar essa pessoa a querer agradar a todos o tempo inteiro e não se colocar como prioridade
- Cuidador: Um arquétipo de altruísmo, são pessoas que mostram compaixão e cuidado com os demais, prestam ajuda a quem precisa. Por se importarem tanto com os outros, podem acabar tomando as dores do mundo para si.
- Sábio: Busca o conhecimento, utiliza-se da lógica para resolução de situações. Autorreflexão, análise e inteligência são outros de seus traços característicos.
- Governante: Um líder, sabe trabalhar bem a autoridade e lidar com regras. Porém, pode se tornar controlador, deve aprender a delegar tarefas sem se tornar autoritário, trabalhando a vontade dos demais além da própria.
- Herói: Um dos arquétipos mais trabalhados em histórias, o herói busca reconhecimento e mostrar seu valor, a aprovação e o bem maior, contudo pode se tornar uma pessoa arrogante.
E aí, curtiu? Então não esquece de deixar seu comentário e compartilhar com quem está precisando mudar as energias em casa! Ok? Então fechou!