Um checklist do que não pode faltar no seu projeto
Está começando a fazer projetos residenciais e anda deslizando um pouquinho? Não tem problema, nós da OK.Acelera conversamos com a arquiteta Ivana Winkeler e fizemos esse mini guia de pontos importantes para você não deixar passar nada na hora de criar e idealizar seu projeto, então fecha aqui com a gente e vem conferir essas dicas!
Primeiramente, vamos relembrar. Do que se trata um projeto residencial?
Um projeto residencial pode ser uma casa, um sobrado, triplex, entre outros; em resumo é um local que precisa ser pensado para garantir segurança e conforto para as pessoas que nele irão habitar. Para Ivana, ao projetar um imóvel de residência é importante ter em mente que se está lidando com vidas e sonhos
“nós procuramos sempre avaliar a pessoa que vai morar no local e os anseios dela. Penso ser o mais importante, e não fazer uma casa cenário onde o cliente não vê sua personalidade retratada e se sente deslocada, como já vimos em alguns casos. Cliente feliz, traz mais trabalhos…”
E o que é importante prestar atenção no desenvolvimento do projeto? Ivana compartilha algumas checagens que devem ser feitas e alguns passos a serem seguidos, anota aí!
Parâmetros relevantes na consulta de construção: Regularidade do terreno e documentação
1.º Terreno: Verificar documentação no registro de imóveis, se está tudo ok e se não existem pendências, etc.
2.º Parâmetros: No caso de Curitiba, é possível solicitar a Consulta Informativa do lote com o número da indicação fiscal ou inscrição imobiliária no site da prefeitura, esta dará todos os parâmetros construtivos para a construção no lote.
Observação: Em algumas cidades é possível obter essa resposta através do próprio site da prefeitura do município, em outros casos você terá que realizar essa procura em parceria com a prefeitura. Portanto, é importante procurar informações na prefeitura do seu respectivo município para checar a viabilidade da obtenção desses dados
3.º Informações relevantes:
● coeficiente de aproveitamento
● taxa de ocupação
● altura, porte
● taxa de permeabilidade
● recuo frontal
Entre outros, dependendo do uso a ser adotado no imóvel.
Ainda segundo Ivana, quanto a legislação do urbanismo, alguns parâmetros podem ter um grande impacto em um projeto de residência, como: as áreas e pé direito mínimos dos ambientes, iluminação e ventilação, para obter o mínimo de conforto e acessibilidade para o bem-estar do ser humano.
Topografia do terreno
A depender do estilo do terreno, processos diferentes são necessários “Quando o terreno é plano não haverá necessidade de correção de solo, movimento de terra, ou seja, economiza no custo de obra. Contudo, se o terreno for acidentado, inclinado, desnivelado, aclive ou declive, será necessária uma terraplanagem, movimento de terra, encarecendo a obra.” Ivana complementa que um bom projeto arquitetônico pode também tirar partido desse tipo de terreno, e aconselha considerar o custo benefício.
Em uma conversa com clientes, esses são os pontos mais importantes a serem definidos na fase de projetos;
INICIAIS:
1.º Programa de necessidades (ou briefing) maior número de informações sobre os objetivos do cliente (quantidade de moradores, número de ambientes, tamanhos aproximados, planos futuros);
2.º Visita ao terreno, levantamento fotográfico, conhecer o entorno, insolação e para poder rever possíveis ajustes ao projeto caso necessárias;
3.º Estudo de viabilidade, análise dos parâmetros e legislação da prefeitura para o terreno, explicar o que pode e o que não pode ao cliente;
PROJETOS:
4.º Estudo preliminar – Desenvolvimento dos primeiros desenhos;
5.º Anteprojeto – aprofundamento do Estudo com elementos mais técnicos de obra;
6.º Projeto Legal ou de aprovação – Projeto de aprovação enviado ao município para a construção ser autorizada; 7.º Projeto executivo – Conjunto de projetos, documentos e especificações para que a obra possa ser iniciada. Plantas que vão para o canteiro de obras, com especificações dos materiais, revestimentos, detalhamentos, etc. Encontrando os melhores produtos (revestimentos, acabamentos, etc.) para um bom projeto Ivana sugere se manter atento nas redes sociais, para ficar a par das novidades “com o acesso à informação, globalização, as empresas, fornecedores têm procurado estarem presentes nas redes sociais todos os dias, e como os novos produtos a cada semana entram no mercado tudo é muito rápido.”
A arquiteta deixa a lista de indicações: Haus, Roca, Incepa, Tramontina, Icasa, Castelatto, Deca, Doma, e outros.
Gosto do cliente vs legislação
Quando a prática ocorre dentro da ética profissional, o cliente não se incomoda nunca mais “Normalmente eles não gostam da legislação, então tem que argumentar e mostrar da melhor forma possível que existe solução e que terá benefício porque o imóvel estará regularizado perante o município.” Quanto aos projetos complementares e a sondagem, de acordo com Ivana, é usual deixar a cargo do proprietário a contratação de uma empresa que preste o serviço, contudo, a maioria não quer seguir esses passos devido aos custos
“Aconselho sempre seguir com os complementares. Acho que o CREA não deveria só olhar o recolhimento da taxa de ART e sim pedir para ver os projetos também.”
Da perspectiva da engenharia civil, uma vez com o projeto arquitetônico em mãos, o engenheiro deve solicitar uma sondagem do terreno, e com base no perfil do solo deve projetar ou contratar os projetos de fundação e estrutural. Em paralelo ainda serão necessários projetos complementares elétrico e hidráulico.
E aí? Se sente mais preparado para fazer seu projeto residencial agora? Esperamos que essas dicas tenham te motivado ou ajudado a dar esse passo com mais confiança!
E para mais conteúdo como esse fique ligado nas nossas publicações mais recentes, para não perder nenhuma novidade, ok? Então fechou!
Sobre Ivana Winkeler
Ivana Lisicki de Abreu Winkeler é arquiteta e urbanista, graduada pela PUCPR e atua há
mais de 30 anos no mercado, é sócia fundadora da W arquitetura e atua nas áreas de
projetos, reformas, interiores e paisagismo, residenciais e comerciais, além do
conhecimento técnico em regularização de imóveis, desde consultorias técnicas até
gerenciamento de Obras.
CAU: A17818-7
Rede social: https://www.instagram.com/escritorio_warq/