O que eu preciso para ser um bom corretor?

A compra de um imóvel é um grande passo e uma grande realização. Seja a primeira casa própria ou a décima, o frio na barriga existe. Imóvel comercial, imóvel residencial, área rural… isso não importa. É uma conquista enorme e o cliente espera ser atendido à altura.

É por esse motivo que a profissão de Corretor de Imóveis é tão importante! Ele lida diretamente com sonhos, planos, expectativas e muitas vezes com a economia de uma vida inteira. Além disso, existe toda a parte burocrática das transações de compra e venda.

Para atender à todas as expectativas e necessidades dos clientes que te procurarem, separamos algumas dicas que vão te ajudar e te fazer enxergar além do horizonte.

Busque formação na área

O primeiro passo para quem deseja ser um bom corretor de imóveis é buscar conhecimento na área. O ensino superior não é um requisito obrigatório, no entanto, pode ser um grande diferencial no seu currículo, aumentando as chances de parcerias com grandes imobiliárias.

Independentemente de o profissional ter ou não o superior, ele deve buscar por um cursos técnico profissionalizantes. Transações Imobiliárias, gestão imobiliária, documentação imobiliária, especialização em financiamentos imobiliários, técnicas de vendas… Esses são só alguns dos inúmeros cursos profissionalizantes que vão te capacitar, melhorar seu atendimento e sua credibilidade. Os cursos tem duração média de 4 meses a 1 ano.

Faça seu registro no CRECI

O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão federal que normatiza e regulamenta a profissão. Para atuar na área, é fundamental que o corretor obtenha seu registro com ele.

Para isso, é preciso seguir alguns pré-requisitos como:

  • ser maior de idade;
  • ter concluído o ensino médio;
  • ingressar em um dos cursos citados acima;
  • realizar estágio em uma imobiliária, assinado por um corretor credenciado;
  • entregar a documentação exigida no órgão.

Busque boas parcerias

Os corretores de imóveis são profissionais autônomos, que podem tanto atuar de forma totalmente independente quanto prestar serviço para imobiliárias, arquitetos e construtoras. Dessa forma, eles não têm vínculo empregatício regido pela CLT.

Para quem é novo na área, no entanto, a dica é sempre optar por trabalhar em uma imobiliária. Isso porque o ambiente pode se tornar uma verdadeira escola para a profissão. Com bons parceiros, o corretor iniciante conseguirá trocar figurinhas, aprender o linguajar da área e a rotina de atividades e ainda conferir dicas de como abordar o cliente.

Dessa forma, o trabalho em equipe e as boas parcerias podem ajudar o corretor no início de sua carreira, preparando-o para uma atuação mais flexível e autônoma no futuro.

Aprenda boas técnicas de abordagem

A comunicação é a principal habilidade de um corretor de imóveis, um fator decisivo para o fechamento de uma venda. Por conta disso, quem está começando na área deve pesquisar muito sobre técnicas de abordagem e atendimento.

É importante ter em mente, por exemplo, que cada cliente tem um perfil diferente e que conhecer esse perfil pode ajudar a prever sua real expectativa e seu poder de compra.

Além disso, o corretor precisa ter a capacidade de quebrar objeções e elaborar uma argumentação coerente que consiga rebater as “desculpas” e convencer o cliente sobre a compra.

Por fim, é fundamental que o corretor respeite o timing do cliente e esteja atento à jornada de negociação. Deixá-lo esperando demais ou apresentar propostas no momento errado pode acabar atrapalhando a sua negociação.

Faça uma boa gestão de tempo

Na área de vendas, o tempo é um recurso precioso. Por isso, um bom corretor precisa saber como otimizar suas atividades e gerir seu tempo de forma adequada, melhorando a produtividade no negócio.

Para isso, é importante manter uma agenda organizada e separar suas atividades por prioridade e nível de dificuldade. Além disso, é válido buscar por ferramentas e tecnologias que ajudem na otimização de tarefas, como um CRM ou um aplicativo de lembretes.

Mantenha-se atualizado

O mercado imobiliário é um setor bastante dinâmico e, por isso, manter-se atualizado é outra dica importante para ser um bom corretor. Vale a pena participar de cursos, congressos, feiras e eventos da área e fazer networking com outros profissionais.

Além disso, busque livros e artigos que tragam novidades e tendências de mercado e preste atenção aos questionamentos de seus clientes. As dúvidas que eles têm e que você não sabe como responder, muitas vezes, podem ser gatilhos para que você pesquise mais e aumente seus conhecimentos na área.

 

Quer aprender mais sobre atendimento e entender o que o cliente espera de você? Leia essa matéria aqui.

Atendimento com excelência – O que meu cliente espera de mim?

 

A OK.Fechado! Pode aumentar sua carteira de clientes. Clicando aqui Cadastro para Corretores você será redirecionado a área de cadastro da plataforma e os clientes que buscarem por um imóvel terão a oportunidade de te escolher como corretor. Você só precisa realizar o cadastro de prestadores de serviço.

Além da oportunidade de divulgar seu trabalho na plataforma imobiliária que mais cresce no MT, você terá acesso à todos os cursos, capacitações, e-books, lives e vídeos que nós disponibilizamos para quem quer aprender! Vem para a OK!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *