Você decidiu vender um imóvel e agora está um pouco perdido em como fazer isso? Então continue lendo que este post é para você!
Após anunciar seu imóvel no nosso portal você precisa preparar a parte burocrática e a mais importante que é reunir todos os documentos, tanto do proprietário e de seu cônjuge (se houver) quanto do imóvel. Listamos aqui todos os documentos.
Do proprietário:
- documentos de identidade;
- CPF (do vendedor e do cônjuge);
- certidão de nascimento ou de casamento, se o vendedor for casado;
- certidão de distribuidor cível;
- certidão de feitos da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho;
- certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.
Do imóvel:
- cópia autenticada da escritura definitiva do imóvel em nome dos vendedores, que deve estar registrada no Cartório de Imóveis;
- certidão negativa vintenária de ônus reais. Esse documento descreve a situação de um imóvel nos últimos 20 anos, trazendo dados importantes sobre a sua utilização;
- registro de ações reipersecutórias e alienações. O documento informa se a propriedade já foi negociada ilegalmente e pode ser obtido no Cartório de Registro de Imóveis;
- planta do imóvel. Deve ser aprovada pela prefeitura ou assinada por engenheiro arquiteto;
- cópia autenticada do IPTU do ano e parcelas pagas;
- certidão negativa de impostos e de débitos condominiais, caso o imóvel seja um apartamento;
- averbação da construção. Esse documento é entregue pelo Cartório de Registro de Imóveis.
Agora que você já está com todos os documentos e achou um comprador, você vai precisar realizar o contrato de compra e venda. Ele serve mais para oficializar a transação, então ainda não dá direito de propriedade ao comprador. Você pode fazer o contrato no cartório da cidade onde o imóvel está localizado, e também precisará dos documentos do comprador.
Depois você levará esse contrato ao Cartório de Notas -conhecido como tabelionato- para que seja realizada a escritura do imóvel, que nada mais é do que um novo documento para manter a legalidade da transação, e ainda não dá direito de propriedade ao comprador.
Já na hora do Registro, o imóvel passará oficialmente a pertencer ao comprador e é a etapa mais avançada da negociação. Após a escritura do imóvel ser assinada e enviada ao Cartório de Registro de Imóveis, levará até 30 dias úteis para que o processo seja finalizado. Se o imóvel for financiado o registro só poderá ocorrer quando o mesmo estiver quitado.
Quanta coisa, não é? Para facilitar a sua vida e te livrar de preocupações desnecessárias, o ideal é que você procure uma incorporadora ou imobiliária que irá realizar todo esse processo para você!
Aprenda mais sobre vender um imóvel de forma rápida no post: 5 dicas para vender um imóvel mais rápido
Escrito por: Heloísa Ventura