É comum que os imóveis sofram deterioração com o passar dos anos. Pintura, revestimentos, cobertura, parte hidráulica… a ação do tempo sobre alguns elementos é inevitável.
Alguns problemas podem — e devem — ser evitados com cuidados básicos. A manutenção periódica é de suma importância e necessidade, afinal, fica muito mais em conta prevenir do que consertar.
Pensando nisso, aí vão algumas dicas que irão facilitar sua vida:
-
Limpeza de caixa d’água.
Recomenda-se que a caixa d’água seja limpa a cada 6 (seis) meses, para evitar a contaminação e surgimento de bactérias que afetam diretamente a saúde da família, além de prevenir imprevistos com encanamentos entupidos.
-
Manutenção de calhas.
Calhas entupidas são problema na certa! Para evitar danos ao seu imóvel, é recomendado que seja feito uma inspeção e desentupimento antes do período das chuvas, anualmente.
-
Atenção com o telhado!
Para realizar serviços como instalação de internet, TV a cabo, telefone e afins é necessário mexer nas telhas, para passar a fiação. Muita atenção para a recolocação correta dessas telhas! Goteiras tem um grande potencial de danificar seu imóvel, e também móveis e eletrônicos.
-
Corrija as infiltrações assim que percebe-las.
A primeira solução costuma ser impermeabilizar o local, mas isso não vai resolver a situação e pode apenas prolongar o problema. Com o passar do tempo e com o acúmulo de água, a infiltração resulta em bolor, manchas e bolhas na pintura. Identifique o foco, descubra de onde está vindo a água que está causando a infiltração e resolva o problema em sua raiz.
Entende a importância de realizar a manutenção periódica no seu imóvel? Não deixe um bem tão importante e precioso deteriorar!
Escrito por: Bruna Ghisi