Financiamento imobiliário: por onde eu começo? 

Os principais pontos que você precisa saber na hora de tomar a decisão de financiar um imóvel

Na hora de comprar um imóvel, a opção mais procurada pelo brasileiro é o financiamento. Esse modelo é compatível com o público que não quer imobilizar seu capital num imóvel, ou para aqueles que não dispõem de todo o valor para comprar um imóvel à vista.

Financiar um imóvel é um ótimo investimento, já que as taxas de juros são excelentes, e o imóvel adquirido normalmente valoriza muito além do percentual dos juros pagos por esse tipo de empréstimo

Em regiões como o Mato Grosso as parcelas do financiamento se assemelham ao custo de um aluguel, logo se torna muito lucrativo investir em um imóvel residencial.

Se você quer financiar um imóvel, mas não sabe exatamente por onde começar, vamos te contar do que você necessita para iniciar o processo de compra, as taxas dos bancos mais procurados na hora de financiar um imóvel e como funciona um financiamento!

 

Assessoria

A contratação de uma assessoria qualificada é que te faz enxergar um universo de possibilidades. Ela que te direciona para o melhor investimento com a menor taxa do mercado.

Não basta decidir comprar uma casa, vai muito além disso, você precisa fazer o investimento certo. Uma casa é um patrimônio, uma fonte de renda e um lar, todas essas coisas precisam caber numa única escolha. Por meio de uma conversa qualificada com um prestador de serviço na área de investimentos imobiliários, você pode descobrir que já pagou aluguel sem necessidade por muito tempo.

Portanto, é preciso se perguntar “quanto posso pagar pela parcela deste imóvel?”, esta é a resposta mais importante na hora de iniciar o processo de compra. Através desta resposta você descobrirá quanto o banco poderá liberar de recurso para você comprar o imóvel.

Documentação 

Entendido qual é o imóvel que “cabe no seu bolso”, agora é hora de juntar os documentos.

Além dos documentos pessoais (certidão de nascimento/casamente; RG/CPF; comprovante de residência), se você for profissional liberal ou sócio de empresas, poderá comprovar sua capacidade econômica com imposto de renda (atente-se para o prazo que começa 15/03/23 – você terá essa oportunidade apenas uma vez ao ano) ou pró-labore, se for registrado (CLT) ou funcionário público, deverá apresentar seu comprovante de renda dos últimos 2 meses (a quantidade de meses pode variar conforme o banco financiador). Se for usar o FGTS precisa apresentar o extrato atualizado do FGTS e a carteira de trabalho completa.

Valores e taxas

O valor do imóvel deve estar alinhado com suas condições financeiras à época da compra. Muito bem! Mas quanto preciso dar de entrada?  Depende! Existem casos em que você não precisa pagar nada de entrada, mas, a regra geral é 20% do valor de avaliação do bem.

O valor da parcela está diretamente ligado ao valor que o banco irá liberar, a taxa de juros, que depende da linha de crédito que você irá escolher (sim, tem várias opções) e o tipo de tabela que será utilizada para calcular o parcelamento do valor financiado. 

Bancos 

A Caixa Econômica Federal é líder em crédito imobiliário no Brasil, normalmente ela dispõe das taxas mais atrativas. Neste banco, como nos demais, é possível usar seu FGTS como entrada e/ou para amortizar parte das prestações (tem regras para isso) Atualmente as taxas de juros partem de 7,66% ao ano.

A Caixa e o Banco do Brasil, disponibilizam linhas de crédito atreladas ao FGTS, que possuem juros menores do que em outros bancos, através da assessoria imobiliária, você será direcionado para a linha mais eficaz para seu caso.

Bradesco, Itaú, Santander também possuem taxas muito competitivas e com possibilidade de financiamento em até 420 meses (34 anos), as taxas variam entre 8,99% a 11,34% ao ano.

Além dos bancos tradicionais e mais conhecidos, existem vários outros bancos e fintechs que estão entrando muito forte no mercado, em alguns estados do Brasil, existem bancos, como o MCF Bank, que disponibilizam taxas mais atrativas para o consumidor do que os bancos convencionais.

 

Se puder, contrate uma assessoria, e faça simulações para ver qual banco pode proporcionar o melhor negócio e quais vantagens estão atreladas à sua condição como cliente. Você pode realizar a simulação através dos sites oficiais de cada banco, e alguns deles como o Itaú e o Bradesco respondem a sua proposta em até uma hora digitalmente.

E ainda, deixamos aqui a modalidade de Home Equity, para as pessoas que já possuem um imóvel e querem levantar dinheiro com o seu imobilizado com as melhores taxas do mercado!

 

E aí? Curtiu esse conteúdo? Conta aqui para gente se você encontrou as respostas que estava procurando e sobre o que mais você gostaria de aprender, ok? Então fechado!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *